Clima Organizacional
·O que é?
O clima organizacional é a percepção dos colaboradores em relação à empresa, podendo ser positiva ou negativa.

· Como isto impacta diretamente na produtividade dos colaboradores?
Uma visão negativa do desenvolvimento de uma empresa afeta negativamente a produtividade, aumentando problemas como turnover, abstenção, falhas comunicativas, competitividade excessiva e o desenvolvimento de doenças ocupacionais. Por outro lado, uma visão positiva reduz significativamente o turnover, absenteísmo, melhora a comunicação, promove senso de pertencimento, cria um clima de trabalho harmonioso e dinâmico, retém talentos, estimula o engajamento e a criatividade

· Como gerenciar o clima organizacional em uma empresa? Como fazer uma avaliação de clima organizacional?
Uma pesquisa de clima organizacional coleta opiniões dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Com base nos resultados, metas e ações podem ser estabelecidas para melhorar o ambiente de trabalho. É importante promover uma cultura aberta e de diálogo na empresa para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões..

· Fatores que contribuem para melhorar o clima organizacional?
Cultura de feedback
Liberdade para expressar sua criatividade
Lugar de fala
Jornada de trabalho flexível
Programas e medidas que visam melhorar a comunicação interna
Dinâmicas
Reuniões de alinhamentos

·O que é uma cultura organizacional? Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?
A cultura organizacional é importante para uma empresa, pois define sua identidade e influencia a maneira como as coisas são feitas dentro dela. Ela afeta a forma como os colaboradores interagem e trabalham juntos. Mudar a cultura pode ser desafiador, mas é necessário garantir que esteja alinhada aos valores e propósitos da empresa. Isso contribui para um ambiente de trabalho saudável e para um melhor atendimento ao cliente.

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